• ANG

31º Aniversário da ANG

Atualizado: 7 de fev. de 2020

31º Aniversário da ANG e Apresentação do livro"Náutica Desportiva e Recreativa no Rio Guadiana"

Com a presença de mais de 400 convidados, decorreu no passado sábado, dia 22 de Fevereiro, o jantar comemorativo do 31º aniversário da Associação Naval do Guadiana, colectividade de utilidade pública do concelho de Vila Real de Santo António, com um extenso palmarés obtido em provas de náutica desportiva.

Na cerimónia de abertura foi apresentado o livro com 544 páginas, "Náutica Desportiva e Recreativa no Rio Guadiana" que recolhe um extenso acervo de fotografias e documentos que ilustram a acção dos desportistas que, desde a década de 30 do Século XX, ajudaram a tornar realidade a prática da náutica fortemente competitiva e formativa de novas camadas da juventude, nas actividades ligadas ao rio e ao mar, na área do estuário do Guadiana. Presentes no jantar estiveram diversos responsáveis políticos e desportivos que assumiram cargos públicos ao longo dos trinta e um anos do percurso da Associação Naval do Guadiana, presidentes de câmara e vereadores dos municípios ribeirinhos, incluindo Ayamonte e responsáveis pelo desporto nesta cidade andaluza. Estiveram também presentes atletas, utentes do porto de recreio, os trabalhadores da instituição e muitos amigos do clube. Foi também notada a presença de António Murta, ex-presidente da câmara municipal de Vila Real de Santo António, do deputado Miguel Freitas e de José Apolinário, presidente da Docapesca, empresa actualmente responsável pela gestão dos portos, portos de recreio e marinas em Portugal.

Usaram da palavra José Estêvão Cruz, jornalista, escritor e um dos autores do livro, que explicou a forma como este foi concebido e realizado de parceria com Luís Madeira; José Manuel Leandro, presidente da Federação Portuguesa de Vela, que teceu rasgados elogios à ANG, pelo trabalho desenvolvido em prol da prática da Vela em Portugal; Mário Gonzaga Ribeiro, presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica que destacou a capacidade organizativa da ANG e a confiança que a Federação nela deposita para a realização de provas náuticas; e, Luís Madeira, presidente da Associação Naval do Guadiana que deu nota dos êxitos desportivos alcançados pelo clube e dos projectos para o futuro. Fez também uma resenha da actividade clubística e das dificuldades porque passam neste momento os clubes de Vila Real de Santo António, devido à mudança de política da autarquia vilarealense que está a estrangular e a levar à falência alguns clubes, que atribuiu à crise económica, mas a que a ANG tem sabido fugir, libertando-se da dependência do subsídio. Luís Madeira lembrou que "a ANG é hoje mais que um ideal desse grupo que em 1983 criou uma instituição insubstituível na região e de grande relevo e importância nacional e muito considerada a nível internacional". Recorde-se que a ANG conta com um campeão e um vice-campeão do Mundo, um terceiro classificado e medalha de bronze em campeonato do Mundo, 32 campeões nacionais, 28 vice-campeões nacionais, 64 campeões regionais, 53 vice-campeões regionais e já representou Portugal em 24 países à escala global. Ofereceram placas a Federação Portuguesa de Motonáutica e os Municipios de Castro Marim e Ayamonte. Os nautas desta cidade espanhola ofereceram réplicas das três caravelas de Cristóvão Colombo, Niña, Pinta e santa Maria.