ASSOCIAÇÃO NAVAL DO GUADIANA

A Associação Naval do Guadiana é uma instituição de Utilidade Pública, fundada em 1983. Dedica-se exclusivamente à actividade náutica desportiva, de recreio e de competição.

Detentora de instalações próprias desde 1983, é a gestora do Porto de Recreio do Guadiana desde a sua construção, infraestrutura que desde Junho de 2008, tem novas instalações de recepção e apoio ao mesmo. Explora os Restaurantes da sede social e o Snack-bar do Porto de Recreio e o Bar Panorâmico no primeiro piso do Edifício Sede. Com cerca de 800 associados dedica-se ás modalidades de:Vela, Canoagem, Pesca desportiva de Mar e Alto Mar, Motonáutica, Jet Ski, Actividades Subaquáticas, de Recreio, Campismo e Formação Náutica.Tem em plena actividade as escolas de Vela, Canoagem, Pesca Desportiva e Formação Náutica, é a entidade coordenadora da Estação Náutica do Baixo Guadiana.

A Escola de Formação Náutica leva a efeito cursos de formação de navegadores de recreio, com vista à obtenção de cartas de Marinheiro, Patrão Local e Patrão de Costa. Funciona nas instalações da sede social da A.N.G., dotada de ampla sala de formação, devidamente equipada. É escola certificada para a realização de cursos e exames pela Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Fundada por um grupo de nautas Vilarealenses em 1983 com o objectivo de dotar a cidade e o território do Baixo Guadiana de um clube Náutico que dinamizasse e aproveitasse es excelentes condições naturais da foz do Guadiana e Baia de Monte Gordo. Foi na sua criação que se deu início ao projecto de construção do Porto de Recreio do Guadiana no local e com as características semelhantes às que hoje existem.  Já então os precursores do projecto tinham perfeitamente definido que o Porto de Recreio na zona ribeirinha seria uma alavanca fundamental para a expansão da Náutica na localidade e factor fundamental no desenvolvimento de economia local.

Enquanto tal projecto não foi possível a A.N.G. instalou no Porto de Pesca uma infraestrutura flutuante de apoio ao recreio com capacidade para 112 embarcações que passou a constituir o único equipamento do género existente desde Cádiz a Vilamoura. Com a construção do Porto de Recreio o referido equipamento foi incluido no layout da atual instalação.

É hoje um Clube de referência a nível nacional, fruto de organizações de grande impacto, que tem realizado, da manutenção da actividade desportiva, do grande desenvolvimento proporcionado à cidade na componente náutica e desportiva e especialmente pelos excelentes resultados desportivos obtidos a nível nacional e internacional.

A nível organizativo tem no seu historial a organização de inúmeros campeonatos nacionais e várias provas de renome internacional, destacando-se entre elas: Campeonato Europeu e Mundial de Vela da Classe Europe, Campeonatos do Mundo de Motonáutica Formula 2000, Campeonatos Ibéricos de Jetski.

A ANG dispõe de grua até 5 t, que funciona no horário da secretaria, assim como rampa de acesso à água. De acordo com um protocolo de colaboração existente com a Mútua dos Pescadores, a ANG, na qualidade de seu colaborador, oferece aos seus sócios condições excepcionais para a efectivação de Seguros para embarcações de recreio e pesca.

As suas escolas de formação proporcionam atividade desportiva gratuita aos jovens do concelho e concelhos limítrofes tendo em funcionamento o centro de formação desportiva do desporto escolar, oferecendo férias desportivas e contactos iniciais com o meio náutico e baptizos de mar aos jovens no período de férias. Para tal a ANG possui uma ampla frota de embarcações de vela e canoagem tanto de iniciação como de competição e dispõe ainda de cinco viaturas de apoio à actividade e roulottes de transporte e oito embarcações de apoio.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone ou email